sábado, 20 de outubro de 2012

Semana 4 - Shopping e Espaço Cultural


“Se há uma coisa que o homem faz desde sua pré-história, é transformar. Ao transformar, ele usa da sua criatividade para crescer seja sócio-econômico ou culturalmente. Sempre foi assim, assim como os primórdios já sabiam a importância da re-utilização, anos à frente apenas a tecnologia se encarrega de apressar o curso da história, mas uma coisa continua válida nos conceitos do homem: transformar e reutilizar são sinônimos de crescimento”, é com essa bela narrativa que começa a coluna de 22 de dezembro de 1990, escrita por Evanise Rubim. A matéria tratava sobre um assunto que ainda habita o imaginário guaibense: a utilização da estrutura do Matadouro São Geraldo.

Na data eram apresentados dois pontos de vista: o da população que já enxergava um centro cultural naquele local, segundo o exposto pelo então secretário de Turismo, Desporto e Cultura, Joaquim Pedro de Mello Neto e por outro lado, em conversa descrita no jornal a proposta do vice-prefeito da época, Mário Polanczyck ao Sr. Bruno Linck era a criação de um mini-shopping, de acordo com o descrito, Linck concordava com a proposta do vice-prefeito e pretendia procurar empresas que tivessem interesse. A coluna apresenta várias ideias de atividades na ocupação do local, como cinema, teatro, oficinas e bares, além de mostrar uma breve linha do tempo com a história do local.

É relevante ressaltar uma parte do texto de Evanise Rubim: “Sonhar é a única coisa que ainda não é proibida neste mundo. Aqui em Guaíba muitas pessoas sonham com o espaço cultural e até mesmo com o Shopping.”

Se fosse possível mandarmos uma carta para 22 anos atrás, nós diríamos: “É 2012, continuamos sonhando!”


Notícia “Shopping e Espaço Cultural: Ainda é livre caminho do sonho”– 22 de dezembro de 1990 (página 8).
Fonte: acervo Jornal O Guaíba – Guaíba/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário