sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Semana 7 - Árvore símbolo

O jornal de 6 de outubro de 1990 apresentava o projeto que definia o Cipreste Histórico como árvore símbolo do Município.

No Dia da Ecologia, sob iniciativa do prefeito Solon Tavares e seu vice Mário Polanczyk, foi passado ao presidente da Ama, Flávio Klein, uma cópia do documento que havia sido entregue ao Legislativo. No encontro, onde estavam presentes os secretários de Agricultura e Meio Ambiente e de Turismo, Desporto e Cultura, além da Casa da Amizade e da regional Liga Infanto-Juvenil de Proteção ao Meio Ambiente, aconteceu a derrubada do muro de proteção, que cercava as raízes da árvore, o que, segundo a matéria, seria um dos fatores que aumentaria a longevidade do Cipreste de mais de 300 anos. O projeto visava sensibilizar a população quanto a importância de preservar a árvore.

E não é que deu certo? O sítio histórico está cada dia melhor cuidado e a população já se conscientizou sobre a sua importância na cidade. Além disso, nossos atuais governantes sempre acham uma forma de colocar esse local em evidência com eventos a sua volta, que destaquem sua importância histórico-cultural ao nosso povo.

Curiosidade:

Conta a lenda que o Cipreste data do século XVII e que a sua origem tem relação com as tropas espanholas que por aqui passavam. Com o falecimento do comandante, que foi enterrado no terreno onde a tropa acampava, um cipreste foi plantado para marcar o local, uma árvore que simboliza o luto, a morte e a tristeza. Podendo viver mais de 2000 anos, a planta cresceu e presenciou toda história dessa cidade.





Notícia “Cipreste é Arvore Símbolo”– 06 de outubro de 1990 (página 8).

Fonte: acervo Jornal O Guaíba – Guaíba/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário