sábado, 22 de dezembro de 2012

Semana 13 - Chaminé promete amenizar poluição


Bem, se há alguém lendo essa coluna hoje, sábado 22/12/12, é porque o fim do mundo passou! Ou melhor, é porque o fim do mundo não passou... então, voltemos a nossa querida cidade: Guaíba!
Em 20 de dezembro de 1986 anunciava-se uma nova chaminé na fábrica da Riocell, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado que além de aprovar, deu amplo apoio às medidas “Ao agir desta forma, a Riocell acredita estar dando mais um passo adiante dos que já deu e continuará dando, para melhorar ainda mais os cuidados que todos nós devemos ter com o meio ambiente”. Mas se a chaminé apenas “colocará a fumaça a uma altura que diminua ainda mais o incômodo causado pelo cheiro às comunidades localizadas ao seu redor”, isso afeta menos o meio ambiente? Ou só afasta o mal odor causado? Segundo declarações citadas no jornal da época, a melhoria não seria determinada apenas pela altura (150m), já que um precipitador eletrostático (uma espécia de filtro) também estaria sendo instalado junto aos outros 2 já existentes.
Porém, atualmente, ainda é possível se ter uma precisa previsão do tempo, já que Guaíba inteira fica tomara por aquele cheiro característico que se acentua nos dias de nuvens baixas ou chuvosos. Estamos às portas de um grande investimento no setor, devemos prestar atenção e sempre cobrar a tomada de medidas de proteção ao meio ambiente.

Desejo a todos um Feliz Natal, hohoho!


Notícia “Chaminé promete amenizar poluição”, 20 de dezembro de 1986 .
Fonte: acervo jornal O Guaíba, Guaíba - RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário