sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Semana 10 - Emissora de rádio em Guaíba




Engana-se quem pensa que o jornal O Guaíba é recente. A edição mais antiga que se tem notícia está datada “maio de 1965” detalhe: ano 2! Isso mesmo, em 1964 nascia O Guaíba, jornal que até hoje está em circulação na nossa cidade, infelizmente não há acervo dos primeiros anos desse periódico que de acordo com o seu proprietário foi fechado no 3º ano e reabriu só em 1969 reiniciando a contagem de capa como ano 1.

Naquela data, se mencionava a criação de uma rádio em Guaíba, que divulgaria à população notícias do município, rádio essa que demonstrava interesse em formar parceria com o jornal O Guaíba na transmissão do jornal falado. A Rádio Florida LTDA, pretendia aproveitar ao máximo os elementos locais para formar sua programação, o que era o mais inovador que o guaibense poderia esperar, afinal rádio era o meio de comunicação do momento. “Não resta dúvida que estamos diante de algo fabuloso, para um município que vêm de maneira vertiginosa, tentando atingir o seu apogeu progressista.” é uma das frases que mostra a excitação do redator diante à ideia.

Atualmente Guaíba ainda sente carência no quesito rádio comercial, embora não seja considerada pela população uma prioridade e mesmo não tendo mais a notoriedade que esse meio de comunicação possuía em 1965, uma rádio ajuda a população sócio, cultural e economicamente além de dar à cidade maior visibilidade.





Notícia “Emissora de Rádio em GUAÍBA”,  maio de 1965 (página 4 e capa – reprodução parcial).
Fonte: acervo pessoal Antônio Blaskoski, Guaíba - RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário